HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Tecnologia promete acabar com o trauma de pacientes na punção em tratamentos prolongados


O PICC é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente


PUBLICADO DIA: 05/07/2017 13:29 Última atualização: 28/03/2024 17:43:48 Legenda:
Créditos: Assessoria de Comunicação Hemoam
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas atingiu mais uma meta de seu planejamento de gestão, uma conquista científica e tecnológica com a implantação do procedimento venoso em pacientes com doenças crônicas do sangue, por meio do PICC - Cateter Central de Inserção Periférica. Este cateter vem sendo utilizado amplamente em pacientes em terapia infusional, uma vez que está associado ao menor risco de complicações mecânicas e infecciosas nos hospitais de referência, no Brasil. Um processo de aquisição demorado, que exigiu atenção e persistência da equipe de enfermagem do Hemocentro, a partir da concepção do projeto a compra, entrega do equipamento em Manaus a implantação e realização do primeiro procedimento em um paciente, portador de Leucemia, no Hemocentro. Um investimento de 250 mil reais, aproximadamente, via fonte de recursos do SUS.
 
O procedimento foi realizado no dia 27 de junho, pelo enfermeiro intensivista Evilázio Cunha Cardoso e equipe, mestrando do curso de Ciências Aplicadas à Hematologia, subgerente de enfermagem do Hemoam. Evilázio é considerado pela diretoria técnica um profissional comprometido com a Instituição e tem um trabalho de carreira, com ingresso na Fundação em 2002, como estagiário “a gerência de enfermagem desenhou este projeto e trabalhou no processo de aquisição desse equipamento junto à 
diretoria”, informou Dr. Rodrigo Leitão, diretor-técnico do Órgão.
 
Evilázio conta que sua dedicação de nada valeria se não pelo apoio da gerência de enfermagem e da diretoria a proposta de aquisição do equipamento e implantação do procedimento na Assistência Hemoterápica “Dr. Nelson é médico e muito preocupado com as melhorias nos serviços oferecidos pela Instituição aos pacientes. Ele comprou a ideia e viabilizou este grande feito, que visa melhor qualidade de vida aos nossos pacientes”, relata emocionado o enfermeiro.
 
Segundo Lizete, gerente de enfermagem o dispositivo tem por finalidade promover a terapia intravenosa por tempo prolongado e de forma segura, garantindo a preservação da rede venosa periférica, diminuição do estresse, dor e desconforto gerado por múltiplas venopunções, no paciente com doenças crônicas e terminais, tratados no Hemoam. Segundo o presidente do Hemoan, Dr. Nelson Fraiji, o tempo de permanência estimado do PICC, na veia do paciente é de um ano, com isso ele deixará de sofrer centenas de punções e evitarão infecções provenientes dessas punções, principalmente nas crianças, portadoras de leucemias e de doenças crônicas do sangue.
 
PICC - Cateter Central de Inserção Periférica: O PICC é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente, tendo a ponta localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava. É constituído de poliuretano ou silicone, sendo os de silicone mais flexíveis e em sua maioria inertes, causando menor irritação à parede dos vasos. 
 





Paginação