Hospital do Sangue

Ajude a Salvar Vidas com a conclusão das obras do Hospital do Sangue do Amazonas. Faça sua doação. Clique aqui.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
Maternidade Ana Braga: Segunda a sexta, das 8 às 13h.

Agende sua Doação

Após sua primeira doação, você já pode fazer o seu agendamento. Clique aqui

07Dez



DADOS SOBRE CASOS DE CÂNCER REGISTRADOS NO HEMOAM SÃO ENVIADOS AO INCA

A Coordenadora do Programa de Avaliação e vigilância do Câncer do Amazonas, Anasselis Lima, esteve no dia 5 de dezembro na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, para realizar o resgate dos dados registrados pela Fundação, referentes aos novos casos de câncer, nos anos de 2012 e 2013 para envido dos registros ao Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No ano de 2012 foram registrados 106, em 2013 foram 114 casos, os dados referentes ao ano de 2014 e 2015 ficarão disponíveis em janeiro de 2018, os registros de 2016 estão programados para o primeiro semestre do mesmo ano, conforme informações do Registro Hospitalar do Câncer (RHC – Hemoam).

A coleta de dados nas redes hospitalares e obrigatória, conforme a portaria de nº 741 do Ministério da Saúde (MS), que regulamenta a Política Nacional de Atenção Oncológica: Promoção, Prevenção, Diagnóstico, Tratamento, Reabilitação e Cuidados Paliativos.

A projeção estatística é de 98,1% o número de pacientes com câncer cruzando os dados de 1998 a 2015, segundo o RHC, setor vinculado ao Departamento de Atendimento ao Paciente do Hemoam, a estatística é de 5,9% novos casos ao ano.

A Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS,  tem como objetivo apoiar e acompanhar o funcionamento dos registros hospitalares de câncer nas unidades habilitadas em alta complexidade em oncologia e seu respectivo compromisso de envio de suas bases de dados ao Ministério da Saúde e ao Instituto Nacional de Câncer. Com essas informações é possível desenvolver estratégias de comunicação, sobre fatores de risco relacionados ao câncer e novos investimento para a saúde.






Paginação