HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Estudo apoiado pela Fapeam avaliou bactérias multirresistentes no ambiente hospitalar


Foram coletadas amostras das mãos, nariz e jalecos dos profissionais da saúde do Hemoam. No total, 230 profissionais, com média de idade de 44 anos, submeteram-se à coleta.


PUBLICADO DIA: 13/09/2019 10:44 Última atualização: 28/03/2024 08:19:43 Legenda:
Créditos:

FOTO: Érico Xavier.

 

Pesquisadores da área de Bacteriologia da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizaram estudo para avaliar bactérias que são capazes de causar doenças graves nos pacientes internados em hospitais que apresentaram mecanismos de resistência aos antibióticos. O projeto concluído teve fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital n° 030/2013 do Programa Apoio à Pesquisa (Universal).

 

Intitulado “Epidemiologia molecular de Staphylococcus epidermidis multirresistentes”, o estudo foi coordenado pelos pesquisadores Cristina Motta Ferreira e William Antunes Ferreira, e executado pelo grupo de pesquisa da área de Bacteriologia do Hemoam. Segundo Cristina, a pesquisa buscou verificar se os profissionais que trabalham no Hemoam estariam “carreando”, em suas vestimentas ou em algumas partes do corpo, bactérias resistentes aos antibióticos comumente utilizados no tratamento de infecções causadas por esses agentes e, caso encontrada alguma dessas bactérias, estudar com ferramentas da biologia molecular os “mecanismos de resistência”.

 

“A importância dessa pesquisa é que esses patógenos são capazes de causar doenças graves nas pessoas, principalmente em pacientes internados nos hospitais ou que possam estar sob tratamento de medicamentos que comprometam ou reduzam a capacidade de defesa ou resposta imune do organismo”, conta.

 

Conforme Cristina Motta, foram coletadas amostras das mãos, nariz e jalecos dos profissionais da saúde do Hemoam. No total, 230 profissionais, com média de idade de 44 anos, submeteram-se à coleta.

 

“As pessoas, inclusive os profissionais da saúde, carregam consigo bactérias, e algumas delas podem até ser multirresistentes aos antibióticos. Portanto, os resultados da pesquisa evidenciam a grande importância das medidas de prevenção já implantadas ou implementadas pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) nos hospitais, tais como lavagem das mãos, uso de toucas, máscaras, luvas, jalecos descartáveis, dentre outras. Ações simples que, se realizadas pelos profissionais da saúde no exercício de suas atividades, certamente contribuirão para a evitar ou reduzir significativamente os casos ou surtos de infecção hospitalar”, afirma.

 

A pesquisa utilizou procedimentos ou técnicas atuais para a cultura, isolamento e identificação dos Staphylococcus epidermidis, e procedimentos automatizados para verificar a sensibilidade dessas bactérias aos antibióticos, assim como metodologias ou procedimentos específicos de biologia molecular para identificar as respectivas mutações nos genes – dentre outros aspectos – que poderiam configurar que um determinado estafilococo como resistente a vários antibióticos e, assim, potencialmente patogênico para causar infecções graves em indivíduos ou pacientes suscetíveis.

 

“Buscamos também conhecer a origem ou a fonte dessas bactérias nos profissionais, apoiar a clínica com o diagnóstico laboratorial dessas infecções, e assim sugerir estratégias para evitar a disseminação. Quanto mais pesquisarmos e conhecermos sobre um determinado tipo de patógeno e os processos pelos quais eles se disseminam, seja no Hemoam, seja em outros hospitais ou centros de saúde, melhor será a prevenção da disseminação, da transmissão, das infecções e dos possíveis danos causados aos pacientes”, explica.

 

Vigilância – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2018, dados de vigilância sobre resistência a antibióticos revelaram elevados níveis de resistência a uma série de infecções bacterianas graves em países de alta e baixa renda. Conforme a Global Antimicrobial Surveillance System (Glass), há ocorrência generalizada de bactérias com resistência a antibióticos em diferentes países, incluindo o Brasil. Estudos internacionais de vigilância epidemiológica, detectaram mais de 70% de S. epidermidis, multirresistentes, circulando nos hospitais.

 

Universal – O Programa Apoio à Pesquisa (Universal) da Fapeam tem como objetivo conceder aporte financeiro para atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, em todas as áreas de conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do Amazonas.

 






Paginação