HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Cetam e Hemoam formam primeira turma de nível médio em Imunohematologia


O curso, que teve duração de seis meses, compõe uma sequência de qualificações na área da hemoterapia.


PUBLICADO DIA: 22/10/2019 17:42 Última atualização: 28/03/2024 15:52:05 Legenda:
Créditos:

A primeira turma de especialização técnica em Imunohematologia do Amazonas acabou de formar, em Manaus, 25 profissionais pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), juntamente com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam). O curso, que teve duração de seis meses, compõe uma sequência de qualificações na área da hemoterapia.

 

Jessica Prates, de 21 anos, recebeu o diploma técnico na última segunda-feira (21/10) e já tem planos para fazer carreira na área. “Eu já tenho uma formação pelo Cetam em Análises Clínicas, e agora complementei com a Imunohematologia. Sinto-me pronta para atuar na hemoterapia”, disse a jovem.

 

A qualificação em Imunohematologia de fato permite que os profissionais atuem em maternidades e hospitais públicos e privados onde há transfusões sanguíneas. A formação os qualifica a manipular o sangue para garantir que os pacientes não apresentem rejeição após o procedimento transfusional. Em editais anteriores, o Cetam, junto ao Hemoam, ofereceu curso técnico de hemoterapia e análises clínicas.

 

“Existe uma demanda muito grande para técnicos nessa área de transfusão. Entendendo isso, o Cetam vem trabalhando uma série de qualificações que, combinadas, estão formando mão de obra para suprir essas necessidades”, disse o diretor da Escola de Saúde do Cetam, Salatiel Gomes.

 

Marlos Mendonça, 24, é um desses exemplos. Ele fez o curso técnico de Hemoterapia em 2018 e agora concluiu Imunohematologia. “Fico honrado por ter essa oportunidade e tenho boas expectativas de trabalhar na área, já que há uma grande necessidade por esse tipo de profissional”, comentou.     

 

Mais sobre o curso – Com aulas teóricas e práticas, a grade do curso inclui as principais ferramentas laboratoriais para a identificação de anticorpos irregulares, aspectos laboratoriais para tratar de pacientes com anemias hemolíticas autoimunes, além dos desafios referentes à prevenção da doença hemolítica perinatal, entre outras doenças do sangue.

 

 






Paginação