HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam incorpora aplicativo ao tratamento de pacientes hemofílicos


A ferramenta chamada myPKFit tem ajudado médicos e pacientes do Hemoam a acompanharem a doença, verificando a dosagem do fator VIII no organismo.


PUBLICADO DIA: 27/11/2019 16:37 Última atualização: 28/03/2024 09:37:05 Legenda:
Créditos:

Um novo aplicativo de celular e software para computador está encurtando a distância entre médicos e pacientes hemofílicos. A ferramenta ajuda a monitorar o fator VIII, que é o pilar do tratamento da hemofilia A, o tipo mais comum da doença. Chamado de myPKFit, a ferramenta começou recentemente a se popularizar no Brasil e já está em fase de testes com os pacientes e a equipe multidisciplinar da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), referencia no Estado para o tratamento das doenças do sangue.

 

João Guilherme Monteiro, de 8 anos, é um dos beneficiados pela tecnologia. Toda evolução do fator VIII no organismo dele é monitorado pela mãe do menino, Edinelza Monteiro. “Meu filho pode fazer atividade física sem aquele receio que todo hemofílico sente geralmente, de cair, de se machucar e sangrar muito. É muito bom poder monitorar isso de casa. Antes, qualquer coisa tinha que procurar o médico pra consultar”, relata a mãe.

 

O fator VIII no organismo é responsável pela coagulação do sangue, os pacientes com hemofilia tipo A, precisam fazer reposição dessa substância constantemente. “Conseguimos identificar em cada paciente que faz a dosagem, como é o comportamento do fator no organismo dele, em quanto tempo esse fator é depurado, qual seria o momento adequado para fazer a reposição, se a dose do fator está abaixo ou acima do que deveria”, esclarece Renata Lemos, médica hematologista pediatra do Hemoam, ao falar do auxílio oferecido pela ferramenta.

 

O Aplicativo - O myPKFit faz um estudo individualizado de cada paciente, verificando a dosagem do fator VIII no organismo, possibilitando mais qualidade de vida para esse público. Do outro lado os médicos hematologistas têm acesso e podem acompanhar a rotina dos pacientes pelo software de computador. Tanto o aplicativo quanto o software estão em fase de implantação e testes no Hemoam, no qual os pacientes, parentes e equipe multiprofissional estão sendo treinadas para utilizarem corretamente a ferramenta.

 

O aplicativo tem a grande vantagem de ser gratuito e permitir o acompanhamento remoto das oscilações da doença de forma precisa. “Podemos acompanhar o estado de saúde dos pacientes, principalmente quando não estão hospitalizados. O único receio é que em casa, muitos sintomas deixam de ser reportados ao médico, o que afeta o sucesso do tratamento”, pondera Renata. “O paciente precisa ter disciplina na hora de alimentar as informações no aplicativo. Dessa forma, por meio de gráficos, eles saberão quando seu organismo estará menos protegido e, portanto, mais suscetível a sangramentos e assim evitar fazer uma atividade física num momento de baixa do fator de coagulação, prevenindo hemorragias internas”, reforçou a especialista.

 

Mais sobre a doença - A Hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária causada pela ausência dos fatores VIII ou IX da coagulação, que provoca um sangramento por mais tempo nos portadores da doença. A Fundação Hemoam é referência no tratamento das coagulopatias Hereditárias, dentre elas, destacam-se as hemofilias. Atualmente, temos cadastrados 272 portadores de Hemofilia A e 34 portadores de Hemofilia B.

 

Texto: Felipe Nascimento

 






Paginação