HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Com queda de mais de 60% de doadores, estoque de sangue do Hemoam atinge níveis críticos


A redução de pelo menos 60% dos doadores está afetando os estoques e já ameaça a realização de cirurgias eletivas. O alerta é ainda maior para o tipo sanguíneo O+, o qual corresponde a maior parte da demanda diária.


PUBLICADO DIA: 28/04/2020 13:25 Última atualização: 28/03/2024 16:43:14 Legenda:
Créditos: Ascom

Com o estoque de sangue em níveis críticos, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) convoca com urgência doadores de todos os tipos sanguíneos para doações voluntárias.

A redução de pelo menos 60% dos doadores está afetando os estoques e já ameaça a realização de cirurgias eletivas. O alerta é ainda maior para o tipo sanguíneo O+, o qual corresponde a maior parte da demanda diária.

O comparecimento na instituição caiu de 257 doadores/dia, no início de março para pouco mais de 100 doadores/dia na segunda quinzena de abril.

"A demanda por transfusão de sangue não diminuiu durante essa Pandemia, por isso a conta não está batendo e poderá faltar sangue para as cirurgias eletivas", alertou a hemoterapeuta e chefe do departamento do ciclo do sangue, Socorro Viga.

Só no mês passado o Hemoam distribuiu mais de  7 mil componentes do sangue: hemácias, plaquetas, criopreciptado e plasma. Esses componentes atenderam todas as 27 unidades de saúde pública e privada da capital e mais 43 cidades do interior, desde a mais próxima de Manaus (Iranduba) até o Hospital de Guarnição de Tabatinga, no Alto Solimões.

Como doar sangue

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na Avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, região centro-sul da capital; a unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, na zona leste está temporáriamente fechada em virtude da Pandemia.






Paginação