HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam é referência no tratamento da Hemofilia


No Amazonas, o Hemoam realiza o acompanhamento de 282 pacientes com hemofilia A e 35 com hemofilia B.


PUBLICADO DIA: 16/04/2021 17:47 Última atualização: 24/04/2024 22:04:42 Legenda: Foto tirada antes da pandemia
Créditos:

Hemoam é referência no tratamento da Hemofilia

 

No dia 17 de abril é celebrado o Dia Mundial da Hemofilia, doença que afeta 1 a cada 10 mil pessoas, sendo a maioria do sexo masculino. O Hemoam é referência no diagnóstico e tratamento dessa doença, a qual compromete a capacidade do corpo de coagular o sangue, ocasionando hemorragias.

 

A ciência identificou até os dias atuais dois tipos de hemofilia: Hemofilia A, conhecida como clássica, caracterizada pela deficiência do Fator VIII, e que atinge cerca de 85% dos pacientes; Hemofilia B, conhecida como Fator Christmas, caracterizada pela deficiência do Fator IX, e que atinge cerca de 15% dos pacientes.

 

No Amazonas, o Hemoam realiza o acompanhamento de 282 pacientes com hemofilia A e 35 com hemofilia B. O tratamento acontece principalmente por meio de profilaxia e também por reposição dos fatores de coagulação do sangue.

 

Deficiência de Proteína  - as proteínas são substâncias que, dentre inúmeras funções, ajudam na coagulação do sangue. Quando uma pessoa corta alguma parte do corpo e começa a sangrar, são as proteínas que entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e sangram mais.

 

A doença se manifesta desde a infância e geralmente se manifesta por meio de hematomas e inchaços por todo o corpo da criança. O tratamento iniciado desde os primeiros anos da criança é determinante para a qualidade de vida dela que ela terá até a fase adulta.

 

As pessoas que convivem com essa doença em geral são privadas de uma série de atividades físicas que oferecem risco de queda ou lesões com sangramento. Isso porque a freqüência das hemorragias em determinadas articulações e ou músculos podem gerar grandes alterações no sistema músculo esquelético, capazes de determinar importantes seqüelas funcionais por vezes incapacitantes.

 

Os especialistas garantem que o tratamento e acompanhamento adequado, somado a um estilo de vida equilibrado pode levar a pessoa com hemofilia a ter uma vida normal.

 

Equipe Multidisciplinar – No Hemoam os pacientes são amparados por uma equipe multidisciplinar, tendo como coordenador do time o médico hematologista Eudes Oliveira da Silveira, além de assistente social, enfermeira, psicólogo, fisioterapeuta e tecnico de enfermagem.

 

Orientação - Além de tratar os pacientes, existe um trabalho desenvolvido pela enfermeira Maria do Carmo, de orientação e treinamento dos pacientes e seus familiares a respeito da aplicação do fator coagulante. O intuito da instrução é permitir que o próprio paciente e familiar possa administrar corretamente em seu domicílio a medicação, caso haja alguma emergência.

 






Paginação