HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Últimas Hemoam


Fique por dentro das ÚLTIMAS NOTÍCIAS do Hemoam


PUBLICADO DIA: 17/01/2022 13:00 Última atualização: 28/03/2024 10:24:54 Legenda:
Créditos:

Treinamento reforça protocolo de identificação do paciente

A primeira etapa fundamental para o atendimento de saúde é a identificação do paciente, e esse procedimento, realizado de forma correta, evita erros e riscos para a pessoa atendida. Para reforçar os cuidados nessa prática, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP), realizou de 10 a 12 de janeiro, um treinamento de Protocolo de Identificação Segura.

O treinamento foi voltado para a equipe de enfermagem e tem como objetivo identificar de maneira segura os pacientes atendidos na Fundação Hemoam. A capacitação foi realizada pelos Enfermeiros Chesman Silva e Jéssica Garcia.

 

Diretora-presidente recebe gerente de Fundações para falar de estoque

Na última quinta-feira (13), a diretora-presidente do Hemoam, Dra. Socorro Sampaio, recebeu a gerente de Fundações da Secretaria de Estado de Saúde, Simone Saraiva, para informar sobre a situação do estoque de sangue, que está crítico desde dezembro.

Durante o encontro, foram tratados assuntos como a captação de doadores, o impacto do estoque crítico na rede de saúde e ações para aumentar o estoque. Além disso, elas falaram sobre a situação do Hemoam Hospital.

A nova onda de Covid-19 e os casos de Influenza aumentaram o número de doadores inaptos e reduziram o número de doações de sangue em todo o país. O Hemoam tem feito ações como coletas externas, chamamento por telefone, campanhas em redes sociais e na mídia para convocar doadores.

 

Hemoam reúne comitê de crise e atualiza medidas de combate a covid-19

Com o avanço exponencial das infecções por covid-19 na cidade de Manaus, a direção do Hemoam reuniu com profissionais de todas as áreas da instituição e atualizou protocolos de prevenção e enfrentamento da pandemia. As medidas adotadas estão editadas em formato de Nota Técnica, disponíveis no site da instituição. (www.hemoam.am.gov.br).

Os documentos contendo os planos de contingenciamento estão divididos e direcionados para os serviços da hemoterapia, assistência aos pacientes, Ensino e Pesquisa, além do fluxo interno de servidores.  De maneira geral, estão mantidas as orientações básicas de uso correto de máscara, higienização das mãos, distanciamento físico e vacinação atualizada. A diretora, dra Socorro Sampaio, frisou que está envolvendo todos os gestores numa soma de esforços para evitar a proliferação das infecções e proteger os pacientes, doadores de sangue e todos os servidores da casa.

 

Campanhas para doação de sangue são reforçadas

A Coleta Externa e a Captação de Doadores seguem traçando estratégias e promovendo campanhas de doação voltadas para reversão do estoque crítico da Fundação Hemoam. Os setores estão trabalhando com campanhas externas no “Vampirão” ou campanhas presenciais, na própria instituição.

A mobilização se dá pela falta de doadores, cada vez mais ausentes devido às férias do começo de ano, período de chuvas, além do aumento de casos de Covid-19 e gripe. A situação, crítica também em vários hemocentros do Brasil, põe em risco as transfusões para pacientes de câncer e doenças crônicas, vítimas de acidentes e pacientes que necessitam de cirurgias.

Desde o começo do mês, já foram realizadas quatro campanhas em parceria com o Comando Militar da Amazônia, 1º Batalhão de Infantaria de Selva e a Associação Central Amazonas (ACEAM). Até o fim de janeiro, mais três campanhas de coleta estão previstas em parceria com o Projeto “Doe Vida, Ganhe Amor”, o projeto “Vida por Vidas” e a Associação Amazonas Roraima (AAMAR).

 

 

 

 






Paginação