HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam intensifica captação de doadores de plaquetas por aférese


De janeiro a março, o órgão registrou 195 doações de plaquetas por aférese, equivalente a 97% do total doado em 2022


PUBLICADO DIA: 08/05/2023 14:42 Última atualização: 28/03/2024 12:22:29 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está intensificando a captação de doadores de plaquetas por aférese, que é o método de separação dos componentes do sangue por centrifugação. O reforço visa ampliar a produção de plaquetas destinadas a pacientes que necessitam desse tipo de componente nos hospitais do Amazonas.

A campanha para captar novos doadores já alcançou 195 doações de plaquetas por aférese de janeiro a março deste ano, equivalente a 97% do total doado em 2022, quando foram registradas 200 doações no ano todo, de acordo com dados do Departamento do Ciclo do Sangue do Hemoam. A meta é atingir 70 doações mensais.

“A demanda aumentou e quando a gente inaugurar o Hemoam Hospital a tendência é aumentar ainda mais, por isso é necessário ampliar as doações. Então, a gente precisa de uma sensibilização das pessoas para que entendam e se interessem em doar plaquetas, para que possamos atender aos pacientes com condições diferenciadas como os transplantados”, explicou a coordenadora do Departamento do Ciclo de Sangue, Maria José Coelho.

As plaquetas são responsáveis pela hemostasia, mantendo a coagulação sanguínea, por isso beneficiam muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, vítimas de trauma, pacientes de cirurgias cardíacas, com hemorragias graves, entre outros.

 

Procedimento

Aférese é o método de separação dos componentes do sangue, onde o equipamento seleciona esses componentes, retira somente as plaquetas e devolve as demais células ao organismo.

O procedimento é bem parecido com uma doação convencional. Nessa doação, o doador é conectado através de um kit estéril e descartável a um equipamento específico de aférese, onde é realizada a centrifugação e separação das células.

As plaquetas ficam retidas na bolsa e os demais componentes do sangue retornam ao doador pelo mesmo acesso venoso. O procedimento é seguro e a doação dura em média uma hora e meia e, por isso, deve ser agendada.

 

Requisitos

Qualquer pessoa que faz a doação de sangue convencional pode fazer a doação de plaquetas por aférese. Para isto, basta comparecer ou ligar para o setor de Serviço Social do Hemoam e realizar o agendamento. “Nós cadastramos o doador em um banco de doadores por aférese e o convocamos sempre que houver necessidade”, explica a coordenadora do Ciclo do Sangue, Maria José Coelho.

Os requisitos para se tornar um doador de plaquetas por aférese são bem parecidos com a doação de sangue convencional, sendo necessário ter doado sangue ao menos uma vez (a última doação não pode ultrapassar o prazo de seis meses).

É preciso ter de 18 a 60 anos de idade, pesar acima de 60 quilos e não ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios nos três dias que antecedem a doação. Mulheres que já possuem filhos não podem ser doadoras.

Entre a doação de sangue convencional e de plaquetas por aférese, é recomendado um intervalo de 30 dias e o doador de plaquetas pode fazer até 12 doações ao ano. A reposição desse componente pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 24 horas.

 

Mais informações e agendamento pelo telefone: (92) 3655-0166.

 






Paginação