HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Parceria científico-social entre Hemoam e UEA mobiliza estudantes para coleta de sangue


O projeto Acadêmicos do Vampirão envolve alunos da Saúde no processo técnico da coleta de sangue


PUBLICADO DIA: 25/05/2023 16:52 Última atualização: 28/03/2024 06:21:06 Legenda: Alunos finalistas atuam na prática sobre o processo de coleta de sangue/ Foto: Rúbia Braga/Hemoam
Créditos: Texto: Leonardo Mota/ Fotos: Rubia Braga

 

A Fundação Hospitalar de Hematologia do Amazonas (Hemoam) realizou, nesta quinta-feira (25/05), uma coleta de sangue itinerante na Escola de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA). A ação aconteceu com a unidade móvel e recebeu apoio do projeto “Acadêmicos do Vampirão”, que põe em prática o conhecimento técnico de alunos finalistas dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia na coleta de sangue.

É uma parceria científico-social e vejo como positiva. É um aprendizado muito valioso, daquilo que não se vê em sala de aula, e sim em uma prática efetiva. O ciclo do sangue é um mundo fascinante”, disse Graciela Chavez, enfermeira do Hemoam e professora da UEA, responsável pelo projeto de extensão. 

A professora destacou também que o envolvimento dos estudantes somam esforços fundamentais no acolhimento e triagem dos doadores e, principalmente, quando acontece alguma intercorrência no processo de coleta com esse doador.

De janeiro até agora, os alunos do projeto já participaram de 43 campanhas de coletas itinerantes junto com o “vampirão”. Além de atuarem engajados na parte técnica da coleta, os finalistas também se envolvem na mobilização de doadores. Na ação realizada na ESA, foram mais de 60 alunos mobilizados para a doação de sangue.

A estudante de enfermagem, Gisele Colares, destacou que está entusiasmada com o projeto. “A gente não tem essa noção de como é ser enfermeira dentro do processo de doação e você vê que o enfermeiro tem o protagonismo nesse processo, porque é a gente que faz a entrevista, dá orientações, acompanha o doador durante, na supervisão, na gerência e no pós-doação”, comentou.

 

Acadêmica faz triagem de doadores pré-doação de sangue/ Foto: Rúbia Braga/Hemoam

 

Projeto já participou de 43 coletas de sangue com o Vampirão/ Foto: Rúbia Braga/Hemoam






Paginação