HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Laboratório de Pesquisa


Missão

Os Laboratórios de Pesquisa têm como objetivo geral apoiar os pesquisadores e funcionários, colaboradores e estudantes internos e externos da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM, bem como capacitá-los, com disponibilização de infraestrutura analítica, e apoio técnico necessário às atividades de ensino e pesquisa que envolvam técnicas de biologia molecular e diagnóstico molecular de doenças do sangue, de modo a contribuir para o desenvolvimento da assistência, apoio ao diagnóstico, pesquisa e pós-graduação do HEMOAM.


Organização Geral dos Laboratórios

Os Laboratórios de Pesquisa do HEMOAM estão organizados em três unidades denominadas LABGEN 1, LABGEN 2 e Multidisciplinar.

- LABGEN 1: Destinado para procedimentos Pré-PCR;
- LABGEN 2: Destinado para procedimentos de PCR RFLP e RT-PCR
- Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa: Destinado a procedimentos não moleculares.


Procedimentos Realizados

- LABGEN 1 E 2: São realizados procedimentos de rotina para diagnóstico molecular de leucemias, trombofilias, hemoglobinopatias e desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de biologia molecular.
- Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa: São realizados procedimentos imunológicos como ELISA, citometria de fluxo, citogenética e cultivo de bactérias e fungos.


Coordenação dos Laboratórios

Na estrutura organizacional, é composto de um(a) coordenador(a) e um(a) vice-coodenador (a) e um corpo técnico-científico de mestres e doutores.

Coordenador(a): Adriana Malheiro Alle Marie
Coordenador(a): Andréa Monteiro Tarragô
Corpo técnico-científico:

Andréa Monteiro Tarragô
Luciana Cassa Araújo Barbosa
Nadja Pinto Garcia
Rechfy Kasem Abou Ali


Uso de Equipamentos de Proteção Individual

É obrigatório o uso de EPIs em todas as áreas do laboratório mesmo que o usuário não esteja realizando experimentos.


Relação dos Equipamentos Multiusuários


1. Termociclador

Permite a amplificação de material genético extraído de diferentes tipos de amostras.
Marca: Applied Biosystems
Modelo: Veriti 96 well thermal cyclerbr


2. Citômetro de Fluxo ou Facscanto II flow cytometer

O citômetro de fluxo BD FACSCanto II é um analisador que possibilita estudos com leucócitos, linhagens celulares, células-tronco, plaquetas, entre outros. Possui uma detecção de 8 a 10 parâmetros em tamanhos de partículas de 0,5 a 50 µm.
Marca: Bdbiosciences
Modelo: BD FACSCANTO II 4x2 - Citômetro de fluxo 6 cores azul/vermelho


3. Gene ALL HD Cariótipos - Sistema de Citogenética

Conjunto composto por: Software para Análise Citogenética – Geneall HD Cariótipos; Microscópio Biológico Trinocular; Computador - Notebook; Câmera Digital de Alta Resolução para Análise Citogenética; Cabos, Adaptadores e Acessórios para Captura e Transmissão de Imagens.
Marca: GeneALL Cariótipos
Modelo: GeneALL HD


Agendamento e Utilização dos Aparelhos Multiusuários

Os equipamentos dos Laboratórios poderão ser agendados por usuários internos e externos da instituição para qualquer procedimento a ser realizado. O agendamento (dia e horário) poderá ser feito por meio do telefone do laboratório (92)3655-0231 ou pessoalmente em horário comercial (08h as 12h e 13h as 17h – Horário de Manaus).


Parcerias e Colaborações

Para a celebração de parcerias e colaborações em projetos, a diretoria de pesquisa solicita aos interessados, enviar versão resumida do projeto de pesquisa, contendo “Título, Resumo do projeto, Objetivos e Metodologia, Aprovação no Comitê de Ética, Fonte financiadora (se houver), responsável pelo projeto e Participantes (Alunos, Pesquisadores e Técnicos)”.


Após a análise do projeto, deverá ser realizada reunião com toda a equipe e os membros dos projetos, com o intuito de esclarecer as regras e normas a serem seguidas quanto a utilização do espaço físico e dos equipamentos.


O pesquisador responsável pela pesquisa deverá arcar com as despesas da execução do experimento (drogas, reagentes, materiais descartáveis, consumíveis dos equipamentos etc.). Caso tenha sido firmado um acordo prévio, o mesmo deverá ser apresentado a equipe técnico-científica.


O(s) funcionário(s) que participarem ativamente dos projetos desenvolvidos deverão ser incluídos como coautor (es) do trabalho. O nome dos colaboradores que participarão da publicação deverá ser claramente definido e documentado antes do início do desenvolvimento do projeto, junto à coordenação do laboratório.


Ao final do desenvolvimento do projeto, o responsável pela pesquisa deverá assumir um compromisso em citar os Laboratórios de Genômica e Multidisciplinar de Pesquisa do HEMOAM nos agradecimentos de toda produção científica (Artigos Científicos, Palestras, Pôster etc.).


Venha Colaborar conosco: +55 (92) 3655 0231
Fundação HEMOAM, Bloco E, 1º andar
E-mail: labgenhemoam@gmail.com