HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Doação de sangue



Por que doar?
O sangue é insubstituível, não pode ser produzido artificialmente. Doar sangue é muito simples e não afeta a saúde do doador.
A doação salva vidas, é um ato altruísta e voluntário que beneficia pessoas conhecidas e desconhecidas. A medicina e a ciência avançaram muito, mas ainda não foi encontrado substituto para o sangue humano. Quando uma pessoa precisa de transfusão de sangue só pode contar com a solidariedade de quem doa.
A doação beneficia ao doador, porque traz a nobre satisfação por ajudar ao próximo. É uma atitude de pleno exercício de cidadania e de exemplar responsabilidade social. Doe Sangue e Salve Vidas.

Quem pode doar?
Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos. O candidato a doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.
Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.
Não pode doar sangue a pessoa que:
Teve hepatite depois dos 10 anos de idade;
Tem comportamento sexual de risco;
Usa drogas;
Teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
Teve febre nos últimos 30 dias;

Etapas da doação

Recepção de Doadores: Se for a primeira vez, o candidato informa seus dados. Se já for cadastrado, ele apenas os confirma.
Triagem Clínica: Após o cadastro, ele passa por uma avaliação clínica que consta de questionamentos sobre sua saúde. Além disso, são verificados, entre outros itens: peso, pressão arterial e taxa de hemoglobina.
Sala de Coleta: Se apto à doação na triagem clínica, o candidato é encaminhado para doar. O material utilizado é totalmente descartável e sem risco de contaminação.
Copa: Após a coleta o doador faz um lanche.
Sorologia: Antes do sangue ser transfundido, ele passa por uma série de exames sorológicos, entre eles: Sífilis, Doença de Chagas, HIV, Hepatites, HTLV I e II, além da tipagem sanguínea.
Fracionamento: O sangue coletado é fracionado em hemocomponentes – Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma e Crioprecipitado. Ou seja, com apenas uma doação podem ser atendidos vários pacientes.
Armazenamento do sangue: Enquanto os exames laboratoriais não são liberados, as bolsas ficam adequadamente acondicionadas dentro das condições exigidas pela legislação ministerial vigente.
Distribuição do sangue: Após a liberação dos exames, os hemocomponentes são distribuídos para rede hospitalar pública e privada da capital mediante solicitação médica. O produto também é utilizado no atendimento transfusional do ambulatório do hemocentro.



Dúvidas Frequentes


Doar sangue vicia?
Não. Após a primeira doação, o doador de sangue retorna ao hemocentro apenas quando achar conveniente. Mas, a doação habitual, feita em intervalos regulares, auxilia na manutenção do estoque e da qualidade do sangue, além de salvar vidas.
O que acontece após a doação?
O doador pode retornar às suas atividades normais. Recomenda-se apenas que: v Receba o lanche oferecido pelo posto de coleta;
Beba bastante líquido nas 6 horas seguintes à doação;
Não faça grande esforço físico;
Não fume até 2 horas após a doação e evite bebidas alcóolicas por 12 horas;
Qual a quantidade de sangue retirado a cada doação?
Apenas cerca de 450ml. Este volume é reposto em 24 horas, e todos os outros componentes do sangue em 30 dias.
Doar sangue é seguro?
Sim. Todo material utilizado na doação de sangue é descartável e a coleta é feita por profissionais capacitados. Além disso, antes de doar, o candidato à doação passa por uma triagem clínica para verificação do seu estado de saúde.
O que fazer antes de doar sangue?
É obrigatório apresentar documentos de identidade. Estar bem alimentado. O doador não pode estar em jejum. Após o almoço recomenda-se aguardar 2 horas até a doação. Dormir bem, no mínimo 6 horas, na noite anterior à doação.
Quem recebe o sangue doado?
Pessoas que necessitam repor o sangue perdido em cirurgias, hemorragias ou acidentes. Além dessas, hás ainda aqueles que necessitam receber sangue regularmente, como é o caso dos inúmeros pacientes, incluindo crianças e adolescentes, que sofrem de câncer no sangue (leucemia e linfoma) e os portadores de anemias graves e hemofilia.
Como é garantida a qualidade do sangue?
A qualidade do sangue começa pelas informações verdadeiras que você presta quando responde ao questionário. O sangue saudável depende, entre outras condições, do estilo de vida sadio do doador. Através do cumprimento de normas de segurança determinadas pela Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea (ISBT) e pelo Ministério da Saúde (MS) brasileiro.
Essas normas incluem os exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, Malária, HTLV I e II, ALT, HIV (Aids), além de tipagem sanguínea. Somente o sangue de qualidade é liberado para transfusão. O que apresenta qualquer problema é descartado. O Hemoam possui Sistema da Qualidade Certificado pela NBR ISO 9001:2000 (Ciclo do Sangue), o que garante ainda maior qualidade para os seus produtos.

Doação por Aférese
A aférese é um tipo de doação onde se coleta apenas um componente específico do sangue.
A doação por aférese é feita por meio de um equipamento de alta tecnologia que faz a coleta seletiva de hemocomponentes (plaquetas, plasma, eritrócitos, leucócitos e outros). Este tipo de doação é indicado principalmente quando se quer coletar de um único doador hemocomponentes que serão utilizados em grandes quantidades por um único paciente. A aférese também é indicada para retirar componentes sanguíneos alterados em casos de algumas doenças, especialmente as hematológicas e neurológicas.

Onde doar?
Para doar você pode ir até o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada (ao lado do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques), de segunda à sábado das 7h30 às 17 horas.
Não esqueça de levar sua carteira de identidade.