Hemoam > Notícias
Enfermeiros do HEMOAM passam por treinamento de habilitação para inserção, manutenção e retirada de PICC
Conforme normatiza a Resolução Cofen nº 258/2001, podem realizar a passagem do PICC apenas enfermeiros qualificados para a prática.
Os enfermeiros da Fundação HEMOAM estão recebendo um treinamento com foco na habilitação para manuseio do PICC (cateter central de inserção periférica). O PICC é um dispositivo introduzido na veia do braço até chegar na veia do coração e serve para administração de medicamentos como antibióticos, quimioterapia e soro.
De acordo com o gerente de Enfermagem Evilázio Cardoso, o curso tem por objetivo capacitar enfermeiros que atuam na Assistência do HEMOAM para inserirem e manipularem o dispositivo PICC, de acordo com competências técnicas e legais. Conforme normatiza a Resolução Cofen nº 258/2001, podem realizar a passagem do PICC apenas enfermeiros qualificados para a prática.
.
O gerente de enfermagem Evilázio Cardoso ao lado de Silvio Paixão, consultor de acessos avançados da empresa BD. FOTO: Leonardo Mota.
“O treinamento de habilitação de passagem de PICC, além de ocorrer em conformidade com a normativa exigida pelo COFEN, ocorre com o apoio da empresa fornecedora do material que oferta um treinamento exclusivo para os nossos enfermeiros. Geralmente o treinamento ocorre de 6 em 6 meses, para que toda a nossa equipe esteja sempre capacitada e apta a usar os equipamentos, principalmente profissionais recém-integrados à instituição”, diz o gerente.
O treinamento foi dividido em aulas teóricas e práticas, com a utilização de todos os materiais necessários para a inserção do PICC. O curso segue até a quinta-feira, 01/02.