Hemoam > Notícias
Hemoam promove evento sobre Segurança do Paciente Pediátrico
Encontro reuniu profissionais e gestores da rede estadual para discutir práticas seguras na assistência infantil
Legenda: A reunião contou com a presença de profissionais e gestores da rede estadual de saúde / Foto: Leonardo MotaCréditos: Assessoria de Comunicação Hemoam
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP), realizou, nesta quarta-feira (22), o evento “Jornada de Segurança do Paciente Pediátrico”, reunindo profissionais da instituição e convidados da rede estadual de saúde para debater práticas seguras e estratégias de qualificação do cuidado às crianças e adolescentes.
Participaram da mesa de abertura a diretora-presidente do Hemoam, Dra. Socorro Sampaio, a diretora de Vigilância e Qualidade da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Evelyn Campelo, a coordenadora ambulatorial do Complexo Regulador do Estado do Amazonas, Joelly Catunda, e a representante da Gerência de Urgência do Complexo Regulador, Natália Avelino.
De acordo com a diretora-presidente, Dra. Socorro Sampaio, o evento integra as ações institucionais voltadas ao fortalecimento da cultura de segurança do paciente. “Essa iniciativa reforça o compromisso da Fundação com a excelência no cuidado e com a construção de uma rede assistencial cada vez mais segura, integrada e humanizada para as crianças e adolescentes do Amazonas”, destacou.
A abertura foi conduzida pela diretora clínica do Hemoam, Dra. Cinthia Xerez, que apresentou dados, estrutura e fluxos de atendimento dos pacientes da instituição. Em seguida, foi promovida uma roda de conversa com profissionais da assistência e gestores da rede, que discutiram os principais desafios e oportunidades de melhoria ao longo da jornada do paciente onco-hematológico pediátrico.
A discussão foi estruturada em quatro eixos temáticos que representam as etapas mais críticas do cuidado seguro: suspeita diagnóstica e encaminhamento precoce, diagnóstico e confirmação segura, tratamento e continuidade terapêutica e reabilitação e segurança pós-tratamento.
O encontro fez parte do calendário de atividades do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) e teve como objetivo promover a troca de experiências entre os profissionais que atuam em diferentes níveis da rede, estimulando o diálogo técnico e a identificação de soluções conjuntas para os desafios cotidianos da assistência pediátrica no estado.

