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Hemoam lança campanha visando segurança do paciente


A campanha tem o objetivo de criar barreiras que evitem erros e incidentes com pacientes


PUBLICADO DIA: 08/05/2023 14:51 Última atualização: 19/06/2024 11:52:32 Legenda:
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A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) lançou, nesta quinta-feira (20), a campanha “Notificação de eventos adversos - Errar é humano, não notificar é desumano”, que visa prevenir erros e incidentes com pacientes.

Durante o evento, que contou com a participação de uma equipe da Fundação Vigilância em Saúde (FVS), foi apresentado o sistema de notificação de eventos adversos do Hemoam. A campanha também vai contemplar treinamentos e minicursos destinados aos servidores.

O objetivo é treinar e conscientizar servidores sobre a prevenção de erros e a importância de notificar eventos adversos a fim de criar barreiras que evitem danos aos pacientes.

“A efetivação dos protocolos de segurança é uma realidade e isso tem tornado o Hemoam um lugar mais seguro para os pacientes. Esse trabalho, aliado a um trabalho multidisciplinar junto aos pacientes, leva a um aumento na qualidade do atendimento e redução do tempo de internação. É um ciclo que, quando cumprido, o resultado é excelente”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

A campanha também visa aumentar a adesão dos servidores ao sistema de notificação. “A intenção não é punir, mas criar uma cultura de segurança com todos os envolvidos na assistência ao paciente, entre médicos, enfermeiros, técnicos e toda equipe multidisciplinar”, explicou o gerente do Núcleo de Segurança do Paciente do Hemoam, Chesman Silva.

Em 2023, a campanha do Ministério da Saúde “Abril pela Segurança do Paciente” celebra os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Segundo dados do Programa, 1 a cada 10 pacientes sofram dano provocado por erros de profissionais da saúde, sendo que 67% desses incidentes poderiam ser evitados através de boas práticas e protocolos já existentes.

 

Núcleo de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) do Hemoam criou recentemente uma ferramenta interna de notificação de eventos adversos para servidores e pacientes.

“Já passamos da fase de implantação desses protocolos e estamos na fase de monitoramento. A adesão a esta ferramenta é importante para o gerenciamento de riscos no Hemoam”, disse Chesman Silva, gerente do setor.

Além de mapear riscos, o Núcleo atua, principalmente, para difundir e conscientizar sobre os seis protocolos de segurança do paciente: Identificação segura do paciente; Comunicação efetiva dos profissionais de saúde; Segurança no uso, na prescrição e na administração de medicamentos; Cirurgia segura; Lavagem das mãos para evitar infecções; Prevenção do risco de quedas e lesão por pressão.

Para difundir a campanha, o NUSP divulgou cartazes, folderes e materiais educativos tanto para os profissionais de saúde, como para pacientes do Hemoam, chamando a atenção para os protocolos de segurança como essenciais para a qualidade da assistência.

“Reforçamos nosso compromisso com a segurança do paciente e queremos, juntos, proporcionar um sistema mais seguro, que tenha como pilar o bem-estar de todos os cidadãos”, finalizou Chesman Silva.

 

 

 






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