Hemoam > Notícias
Profissionais da Saúde de 7 municípios do interior do estado do Amazonas receberam Capacitação Técnica e Teórica para Diagnóstico Precoce das Leucemias
Programa de Ampliação do Diagnóstico Precoce das Leucemias no Interior do Estado do Amazonas estima a melhoria em 10 a 20% no diagnóstico precoce das leucemias agudas em crianças e adolescentes.
“No Hemoam os acontecimentos não param” frisa o Diretor-Presidente da Fundação Hemoam, Dr. Nelson Fraiji. Quatorze profissionais da saúde entre Bioquímicos e Técnicos de Patologias do município de Tabatinga foram treinados para a análise das leituras de laminas para o diagnóstico precoce das leucemias, na ultima segunda-feira de agosto (28). Em março deste ano, o Instituto Ronald Mc Donald, por meio do GACC, firmou uma parceria com a Fundação Hemoam por meio do Convênio Acessório nº 201643, referente ao Programa de Ampliação do Diagnóstico Precoce das Leucemias, no interior do Estado do Amazonas, que visa identificar o diagnóstico precoce das leucemias agudas no interior do Estado. Para a execução do projeto, o Instituto Ronald Mc Donald destinou um aporte de R$ 110.061,50 (Cento e dez mil sessenta e um reais e cinquenta centavos).
Profissionais da saúde de nível médio e superior, que atuam nos pólos da Hemorrede dos municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Bejamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, foram contemplado por este programa, o treinamento ocorreu em Tabatinga 1110 km de distancia da Capital Amazonense em linha reta, o Programa é fruto da parceria do Grupo de Apoio à Criança com câncer - GACC, junto à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam.
O projeto realiza cursos teóricos e práticos para os técnicos de patologia clínica, que atuam nos laboratórios dos hospitais da rede pública desses municípios do Amazonas, garantindo a realização de estudos imunológicos e hematológicos, dentro de um prazo de 48h, tendo em vista a eficácia da realização desses exames, no tratamento do paciente, em que impacta significativamente no prognóstico de doença dos pacientes, diagnosticados precocemente com leucemia, possibilitando assim, o tratamento, no início da doença, aumentando sua sobrevida.
Os primeiros resultados do programa já foram apreciados em junho deste ano, quando o paciente Breno Lorenzo de 1 ano e 6 meses foi diagnosticado com leucemia (LLA), pelos técnicos do Projeto de Ampliação do Diagnóstico Precoce das Leucemias no município de Anori, sendo encaminhado ao Hemoam para o inicio do tratamento quimioterápico.
A vontade do bem vence as dificuldades no terceiro setor, com trabalho, seriedade e vontade de realizar. “O Hemoam está onde a nossa gente precisa” reforça o presidente.