HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam implementa ferramenta para prevenir falhas durante as etapas do Ciclo do Sangue.


Conhecimento desses eventos é essencial para prevenir danos e aprimorar processos


PUBLICADO DIA: 19/06/2023 16:35 Última atualização: 27/04/2024 03:57:37 Legenda:
Créditos:
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) começou a utilizar nesta segunda-feira (19.06) um novo fluxo de identificação e registro de eventos adversos em todas as etapas do ciclo do sangue.
 
O instrumento é um formulário on line, disponível para todos os profissionais que atuam no ciclo para registro de eventos indesejados em qualquer uma das várias etapas da terapia transfusional. O conhecimento desses eventos é essencial não só para prevenir danos aos usuários (doadores, profissionais, pacientes), mas também para aprimorar os processos relacionados ao ciclo do sangue.
 
 “Foram meses de planejamento para que pudéssemos implementar essa ferramenta, de acordo com as normas técnicas para o Sistema Nacional de Hemovigilância do Brasil, então é um momento especial que efetivamos essas práticas de controle”, disse a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Maria José Coelho.
 
O registro de intercorrencias segue um Manual Lançado em 2022, pelo Sistema Nacional de Hemovigilância no Brasil,
 
O manual indica situações que devem ser registradas, incluindo eventos sentinelas, que são eventos graves que precisam ser notificados à Vigilância Sanitaria. "O objetivo é melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e receptor", completou Maria José.





Paginação