HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

No dia do pediatra, Hemoam destaca papel importante dos especialistas nas doenças do sangue


Em 2022 houve 7.110 atendimentos ambulatoriais entre todas as especialidades pediátricas


PUBLICADO DIA: 27/07/2023 16:43 Última atualização: 27/04/2024 02:39:58 Legenda:
Créditos:

Neste dia 27 de julho é comemorado o dia do pediatra, especialista importante no cuidado, atendimento e tratamento de crianças e adolescentes. Na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) atuam 22 pediatras, que são referência no atendimento aos pequenos, com foco especial na hematologia.

 

Na pediatria do Hemoam, são atendidas crianças e adolescentes que apresentam doenças relacionadas ao sangue, tais como as anemias, hemofilias, doença de gaucher, entre outras. Em conjunto com a oncologia, a hematologia pediátrica do Hemoam também cuida de condições como a leucemia e os linfomas.

 

Segundo dados do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (SAME) do Hemoam, em 2022 houve 7.110 atendimentos ambulatoriais entre todas as especialidades pediátricas.

 

Cinthia Xerez de Albuquerque/ Foto: ASCOM

“Hoje no Hemoam dispomos de 09 hematologistas pediatras. As crianças chegam para atendimento pelo SISREG ou através de parecer do hematologista em pacientes geralmente internados no Pronto-Socorro da Criança, que pela gravidade são atendidas como prioridade nos casos de leucemias e outras patologias”, explica a médica Cinthia Xerez de Allbuquerque, que compõe a equipe da pediatria do Hemoam.

 

A especialista relata que a é empolgante e inspiradora, um campo que desafia o profissional a todo o tempo. Durante a internação de crianças, são esses profissionais que desempenham um papel importante junto aos pacientes e familiares.

 

Pediatria humanizada

 

O cuidado especializado é aliado à humanização dos profissionais comprometidos em ajudar a salvar a vida dos pequenos. A humanização na Pediatria começa com ações simples para deixar a crianças mais confortáveis dentro do ambiente hospitalar.

 

Dra. Cinthia explica que o Hemoam dispõe de equipe multidisciplinar que desenvolvem atividades lúdicas que incluem didática e desempenho motor nas enfermarias e ambulatório. “Com acompanhamento da equipe de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e pedagogia é possível priorizar a humanização para minimizar os impactos do tratamento, que pode ser longo, na vida dos nossos pequenos pacientes”, finaliza.

 

Além de hematologia pediátrica, o Hemoam conta com pneumologista pediátrica, traumatologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgiã pediátrica e oncologistas pediátricos, divididos entre atendimentos ambulatoriais e internação.

 






Paginação