HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam realiza treinamento sobre coagulação com cirurgiões dentistas da Semsa


Coagulações sanguíneas na boca pode indicar manifestação de outras doenças no sangue


PUBLICADO DIA: 04/10/2023 16:27 Última atualização: 27/04/2024 08:48:44 Legenda: Foto: Vinicius Gabriel
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) iniciou nesta quarta-feira (04) um ciclo de treinamento sobre o manejo odontológico em pacientes com distúrbios de coagulação sanguínea na boca. A capacitação é voltada para cirurgiões dentistas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

O treinamento visa o atendimento de pacientes da atenção básica de saúde e atendimento especializado, com foco nas recomendações das melhores práticas, procedimentos e cuidados durante cirurgias.

Dr. Cléber Alexandre é cirurgião-dentista da Fundação/Foto Leonardo Mota

Estamos recebendo esses profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Centros especializados em Odontologia para orientar sobre os procedimentos adequados e recomendados durante o atendimento  desses pacientes. Hemorragias podem acontecer depois de uma extração dentária e o cirurgião dentista precisa estar capacitado para resolver essa urgência, a fim de evitar complicações”, explicou o dr. Cléber Alexandre, palestrante e cirurgião dentista do Hemoam.

 

Segundo ele, algumas doenças do sangue podem ser manifestadas pela boca. “Não é incomum que o diagnóstico de algumas doenças hematólogicas, leucemias e hemofilias, por exemplo,  tem a contribuição fundamental do cirurgião-dentista, pois os primeiros sinais e sintomas podem iniciar na boca”,  disse.

 

A cirurgiã-dentista da Semsa, Rebeca Rosas, avaliou a importância do encontro. “Tem muitas doenças que podem iniciar ou se manifestar pela boca e o cirurgião dentista é um dos principais profissionais que podem observar e encaminhar o paciente para uma investigação maior e tratamento precoce, então esse treinamento é muito importante para a nossa rede”, disse.

 

O treinamento faz parte do Termo de Cooperação Técnica 003/22, em que a Semsa disponibiliza profissionais de saúde para atuação no Hemoam, onde uma das contrapartidas da Fundação é oferecer o treinamento. A capacitação vai acontecer em outras duas datas – 18 de outubro e 8 de novembro, -  com um total de 90 cirurgiões dentistas qualificados.

 






Paginação