HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam realiza reunião de Comitê transfusional no Hospital 28 de agosto


Encontro divulgou Manual de Transfusão e processos para criação de comitês transfusionais


PUBLICADO DIA: 18/06/2024 11:37 Última atualização: 13/07/2024 00:17:28 Legenda:
Créditos:
O Comitê Transfusional da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizou na última quinta-feira (13/06) uma reunião com um grupo de profissionais da saúde no Hospital 28 de agosto. A reunião envolveu profissionais que atuam nos hospitais Dona Lindu, João Lúcio, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Hapvida e Unimed, além de representante da Fundação Vigilância em Saúde (FVS).
 
A reunião teve objetivo de divulgar o Manual de Transfusão de Sangue do Hemoam bem como incentivar as unidades a criarem seus próprios comitês transfusionais. “Estamos empenhados em aumentar a qualidade da nossa hemorrede, então essas reuniões itinerantes que começamos no 28 de agosto são, principalmente, para incentivar os hospitais a terem seus comitês”, explicou o diretor técnico do Hemoam, dr. Sérgio Albuquerque.
 
Segundo o diretor, as reuniões são voltadas para profissionais envolvidos na parte de transfusão das unidades, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos, entre outros. “Nos colocamos à disposição, explicamos como se institui um comitê, quem são os profissionais que podem fazer parte, e a necessidade de um responsável técnico médico em cada hospital, independente do Comitê”, disse.
 
O Comitê Transfusional é um grupo de profissionais de diferentes especialidades responsável pela definição e avaliação contínua da prática hemoterápica e pela hemovigilância. É competência do Comitê Transfusional o monitoramento da prática hemoterápica na instituição de assistência à saúde visando o uso racional do sangue, a atividade educacional continuada em hemoterapia, a hemovigilância e a elaboração de protocolos de atendimento da rotina hemoterápica.





Paginação