Hemoam > Notícias
Fundação Hemoam alerta para o período pós-festas de Carnaval
Para ser considerado regular, o estoque do Hemoam precisa ter pelo menos 800 bolsas armazenadas ou o equivalente a 250 doações de sangue diárias.
Com o estoque regular na semana pré-Carnaval, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) anuncia que a preocupação da instituição está no período pós-Carnaval, entre 26 e 29 de fevereiro. A tendência para a falta de doadores a partir da Quarta-feira de Cinzas (dia 26) pode afetar os níveis do estoque de sangue do hemocentro, cuja média de comparecimento deve ser no mínimo de 150 doações/dia.
“Precisamos sensibilizar a população para que compareçam principalmente nos dias após as festas”, disse a assistente social da Gerência de Captação de Doadores do Hemoam, Noemy Priante.
Noemy disse que este ano o estoque para a semana do Carnaval deve se manter em níveis regulares, sem grandes preocupações como aconteceu em anos anteriores. “Fizemos uma campanha maciça em janeiro e graças a isso estamos colhendo os frutos até agora, com um estoque regular”, acrescentou Priante. Para ser considerado regular, o estoque do Hemoam precisa ter pelo menos 800 bolsas armazenadas ou o equivalente a 250 doações de sangue diárias.
Coletas programadas - A unidade de coleta móvel vem seguindo um roteiro desde o início do mês de fevereiro e vai até a semana após a folia, no qual deve passar por sete lugares. As coletas externas foram programadas com entidades ou grupo parceiros, tais como, igrejas, empresas privadas, associações, órgãos públicos e grupos civis.
Outras coletas serão realizadas internamente, em ações que visam reforçar o estoque para todo o Carnaval.
Funcionamento especial durante o Carnaval - A coleta na sede do Hemoam funcionará normalmente (das 7h às 18h) no sábado de Carnaval (22). Na Segunda-feira Gorda (24) o hemocentro funcionará das 7h às 13h. Na terça-feira (25) não funcionará. Na Quarta-feira de Cinzas (26), funcionará das 13h às 18h. Na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada, região centro-sul da capital.
No período de Carnaval, a unidade de coleta da maternidade Ana Braga, no São José, não funcionará, retornando as atividades na quinta-feira (27).
Hemoam na Avenida - O tradicional Bloco do Vampirão abrirá os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Manaus 2020, no dia 22 de fevereiro, junto com outras fundações hospitalares estaduais, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo).
O objetivo do bloco é conscientizar a sociedade para a importância da doação voluntária de sangue e garantir um estoque adequado para atender as demandas dos hospitais e prontos-socorros do Amazonas.
O tema do bloco em 2020 é “Antes de cair na folia, doe sangue com segurança”.
Quem pode doar - Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar acompanhados dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento oficial com foto.