Hemoam > Notícias
Servidores do Hemoam participam de atividades e palestras do Setembro Amarelo
Programação teve objetivo de alertar sobre sinais e formas de prevenção ao suicídio
Servidores da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) participaram nesta terça-feira (26) de uma programação voltada ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A programação foi coordenada pelo Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS).
Entre as atividades, os participantes puderam aproveitar de uma manhã com massagem relaxante no NAS, além de palestras sobre prevenção ao suicídio no auditório e diversas atividades interativas e de relaxamento. A programação ainda se estendeu com uma roda de conversa entre os participantes à tarde, na sala 12 do bloco E.
A diretora-presidente do Hemoam, Dra. Socorro Sampaio destacou o trabalho do NAS para ajudar pessoas com a saúde física e mental fragilizada.
“Durante e depois da pandemia tivemos um grande número de pessoas com problemas de saúde mental. E o NAS foi muito importante porque as pessoas ficaram com medo, mas nós tínhamos esse suporte aqui dentro do Hemoam, com atendimentos psicológicos e apoio na saúde integral do servidor”, disse a diretora.
Dra. Socorro Sampaio, diretora-presidente do Hemoam. Foto: Rafael Marques
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.